Engenharia do Conhecimento em eHealth

Os livros publicados pela governança do EMI formam um mosaico de grande importância no Estudo e na Pesquisa do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (TICSs). Os mais de setenta Estudos de Caso internacionais elencados em suas páginas expressam o vigor da revolução eHealth no Século XXI.

SUS encontra NHS - O dia em que o Sistema Único de Saúde acordou com as tecnologias de informação britânicas

Livro-NHSForam tantas as experiências, implementações bem e mal sucedidas, padronizações e estudos que o NHS (National Health Service) produziu ao longo de sua história com as Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (eHealth) que é muito provável que o valor adicionado tenha sido maior para a indústria de eHealth do que para o próprio NHS. Nenhuma nação colocou tanto esforço do setor público a serviço dos Sistemas de Informação Clínicaquanto o Reino Unido.

Foram investimentos desmedidos, com projetos ousados abrangendo milhares de analistas, engenheiros, programadores, gestores, sem falar em mais de um milhão de profissionais de Saúde envolvidos até a medula em um único objetivo: “produzir valor adicionado à gestão da Saúde através dos TICs”.

Este estudo apresenta os erros e acertos, num paralelo tecnológico, entre o SUS e o National Health Service.

Autor: Guilherme S. Hummel

Lançamento: Março / 2015

eDoctor - A Divina Comédia do Médico e a Tecnologia

eDoctor

Terceiro livro da Trilogia “A Revolução eHealth”eDoctor apresenta um novo perfil de médico. Trata-se de uma nova geração de profissionais de saúde – absolutamente centrados no ePatient. O livro traz uma coletânea de ensaios que aborda a resistência médica à Tecnologia, bem como as vantagens, oportunidades, problemas e tendências que as TICSs – Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde – estão trazendo para a comunidade médica.

O autor buscou inspiração na suprema poesia de Dante de Alighieri, utilizando seu poema “Divina Comédia” como elemento metafórico para alinhar às ideias sobre os novos caminhos da medicina, e sobre uma nova sociedade de indivíduos muito mais interessada na Saúde e no Bem-Estar.

Autor: Guilherme S.Hummel

Ano: 2011

ePatient - A Odisseia Digital do Paciente em Busca da Saúde

ePatientSegundo livro da Trilogia “A Revolução eHealth”, a obra analisa o efeito que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) aportam no segmento de Saúde. A publicação trata principalmente desse novo perfil do paciente digital. Detalha de forma clara a sua força e seu poder – patient empowerment. Numa linguagem não-técnica mostra como 29 países ao redor do mundo já descobriram esse potencial e o que estão fazendo nessa direção.

Além disso, o livro traz vários capítulos que discutem abertamente os “temas tabus” que afligem a Saúde. Os textos revelam as resistências, as idiossincrasias, a falta de visão do Estado e as preocupações crescentes com um mundo sempre à beira da sinistralidade.

Autor: Guilherme S. Hummel

Ano: 2008

eHealth - O Iluminismo digital chega a Saúde

Livro-eHealthPrimeiro livro da Trilogia “A Revolução eHealth”, a obra é uma coletânea de Ensaios sobre o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor de Saúde. A publicação apresenta uma coletânea de mais de 30 Estudos de Caso sobre a aplicação das TICs na área médica ao redor do mundo.

O trabalho não pretende entrar na engenharia tecnológica do modelo eHealth. Portanto, não se trata de um livro técnico. Seu objetivo é explorar as tendências, discutir os projetos, promover o debate relativo à mudança de comportamento do usuário e se debruçar sobre os problemas da Saúde no Brasil e no mundo à luz da influência que as tecnologias estão trazendo.

Autor: Guilherme S. Hummel

Ano: 2006